1. Preste mais atenção ao seu conteúdo
Crie conteúdo que agrade aos usuários . Esse é seu objetivo número um no SEO – não priorizá-lo. O motivo é o seguinte: com certeza, as práticas recomendadas de SEO incentivarão os rastreadores de mecanismos de pesquisa, como os bots do Google, a indexar bem seu site. Mas, são os humanos, os pesquisadores da web que comentam suas postagens, vinculam de volta ao seu infográfico informativo e compartilham seu conteúdo com valor agregado nas mídias sociais, que oferecerão ao seu site uma vantagem competitiva. Eles se preocupam com o seu conteúdo, não com o uso de palavras-chave e tags alt. Portanto, não se esqueça de fornecer valor ao seu conteúdo.
Os mecanismos de pesquisa de hoje são sofisticados e inteligentes o suficiente para saber se o seu conteúdo visa manipular as classificações ou não. Mas, ao mesmo tempo, eles também podem identificar o conteúdo que as pessoas acharão valioso. Portanto, ao escrever seu conteúdo, pense no que realmente trará valor para os seus leitores (os humanos!) E veja como você pode otimizá-lo para os robôs.
O Google adora sites que atualizam seu conteúdo regularmente. Portanto, se você tem um blog, deseja ter certeza de que está publicando novo conteúdo de maneira consistente, o que melhorará gradualmente o SEO do seu site .
Para a maioria das empresas, elas veem o maior ROI para conversões de leads quando estão postando um novo blog todos os dias. Mas se você não tiver os recursos para fazer isso, poderá começar uma vez por semana. Você deseja apontar para pelo menos um blog por semana, pois se você fizer menos do que isso, seus leitores poderão esquecer o seu blog.
2. Designar quais páginas o Google Bots pode ignorar
Você provavelmente tem algumas páginas que você definitivamente deseja nos SERPs, como o conteúdo atraente em que você trabalhou tanto para ajudar a gerar leads. As páginas Sobre mim e Checkout, por outro lado, não precisam ser vistas nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Eles provavelmente não atrairão tráfego orgânico de qualquer maneira.
A solução – entre no seu arquivo robots.txt e coloque uma guia noindex / nofollow nas páginas que você não precisa aparecer.
3. Trabalhe na qualidade de suas palavras-chave
Qual é a força das suas palavras-chave? identificar as palavras-chave que você deseja classificar com base no que você está vendendo, conectá-las aos mecanismos de pesquisa e, em seguida, analisar qual é a concorrência no SERP. Em seguida, usando o Planejador de palavras-chave do Google Ads, procure as variações de palavras-chave de correspondência ampla. Use uma frase-chave principal por página.
Como um site mais recente, ou se você ainda não possui uma classificação de página forte, use palavras-chave de cauda longa e escolha a ‘fruta mais baixa’ – as palavras-chave de menor volume que serão mais fáceis de classificar.
Procure também ‘homônimos de pesquisa’, que são termos vagos que podem se referir a várias coisas diferentes e não relacionadas. Um ótimo exemplo de homônimo confuso é a palavra “maçã”. Quando você pesquisa “maçã”, procura a marca ou a fruta da maçã? Ao selecionar as palavras-chave que você usará, tente ser o mais específico possível e evite homônimos confusos que possam afetar negativamente suas classificações de pesquisa (mesmo que seja menos provável depois das atualizações do RankBrain e BERT do Google).
4. Otimizar tags de título
As tags de título de suas páginas da web e postagens do blog são um dos fatores mais importantes que influenciam seu ranking no SEO e no Google. A tag title é o que é exibido nos resultados da pesquisa.
Portanto, nas tags de título, convém incluir palavras-chave de cauda longa, que são aquelas que são relevantes e específicas para o tópico do seu conteúdo. Você também deseja manter suas tags de título com 50 a 60 caracteres, pois esse é o tamanho ideal.
Embora você queira facilitar para que o Google encontre e classifique seu conteúdo, as tags de título também devem ser fáceis para as pessoas entenderem. Afinal, humanos reais (não robôs) serão os que procurarão essas palavras-chave e lerão seu conteúdo.
Alguns especialistas em SEO também sugerem colocar suas palavras-chave na frente das tags de título, mas outros acreditam que isso não é necessário. Se isso faz diferença na sua classificação de pesquisa ou não, não custa aplicar essa regra às suas tags de título.
5. Escreva meta descrições que incentivem cliques
Meta description é a linha de texto que aparece abaixo dos títulos ou títulos nos resultados da pesquisa. Embora as meta descrições não tenham um impacto direto nas classificações de pesquisa, elas são extremamente importantes para ajudar os pesquisadores a ver se encontraram o que estão procurando e para que cliquem no conteúdo. Portanto, torne-as atraentes (e inclua variações de suas palavras-chave).
O comprimento das meta descrições exibidas pelo Google continua variando, mas elas variam de 120 a 150 caracteres.