A otimização de mecanismos de pesquisa ( SEO ) é o processo de afetar a visibilidade on-line de um site ou de uma página da Web nos resultados não pagos de um mecanismo de pesquisa da Web – geralmente chamados de resultados “naturais”, ” orgânicos ” ou “conquistados”. Em geral, quanto mais cedo (ou melhor classificado na página de resultados de pesquisa), e com mais frequência um site aparece na lista de resultados de pesquisa, mais visitantes ele receberá dos usuários do mecanismo de pesquisa; esses visitantes podem ser convertidos em clientes. SEO pode segmentar diferentes tipos de pesquisa, incluindo pesquisa de imagens , pesquisa de vídeos , pesquisa acadêmica,pesquisa de notícias e mecanismos de busca verticais específicos do setor. O SEO difere da otimização do mecanismo de busca local, que se concentra na otimização da presença on-line de um negócio para que suas páginas sejam exibidas pelos mecanismos de pesquisa quando um usuário insere uma pesquisa local para seus produtos ou serviços. O primeiro é mais focado em pesquisas nacionais ou internacionais.
Como uma estratégia de marketing na Internet , o SEO considera como funcionam os mecanismos de pesquisa, os algoritmos programados por computador que ditam o comportamento do mecanismo de pesquisa, o que as pessoas pesquisam, os termos de pesquisa reais ou palavras – chave digitadas nos mecanismos de pesquisa e quais são os preferidos por seu público-alvo. Otimizar um site pode envolver a edição de seu conteúdo, adicionar conteúdo, fazer HTML e codificação associada para aumentar sua relevância para palavras-chave específicas e remover barreiras às atividades de indexação dos mecanismos de pesquisa. Promover um site para aumentar o número de backlinks , ou links de entrada, é outra tática de SEO. Até maio de 2015, a pesquisa para celular ultrapassou a pesquisa no desktop. Em 2015, foi relatado que o Google está desenvolvendo e promovendo a pesquisa para dispositivos móveis como um recurso importante em produtos futuros. Em resposta, muitas marcas estão começando a adotar uma abordagem diferente para suas estratégias de marketing na Internet.